/> Ecológica de Salto: 2011-01-23

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Concurso mostra fotos de pássaros ameaçados de extinção

A foto de uma espécie de papagaio da Nova Zelândia registrada por Shane McIness venceu o concurso na categoria “Extinto na natureza ou sob grave ameaça”.

Foto: Divulgação/Shane McInnes - The World Rarest Birds
Um brasileiro foi um dos premiados no concurso Os Pássaros Mais Raros do Mundo, o qual as fotos serão publicadas em um livro homônimo. Sávio Freire Bruno conquistou o segundo lugar com uma foto que mostra um pato-mergulhão e seus filhotes.


Foto: Divulgação/Savio Freire Bruno - The World Rarest Birds
Diversos fotógrafos de todas partes do mundo participaram enviando suas fotos. A ideia do concurso vem de uma iniciativa não lucrativa para chamar atenção para aves em risco de extinção.

A competição teve três categorias: Extinto na natureza ou sob grave ameaça; Ameaçado ou com dados insuficientes e Espécies migratórias criticamente ameaçadas de extinção.

Fonte: Terra
O Fregata andrewsi é um pássaro endêmico das Ilhas Christmas, território pertencente à Austrália - e sua foto tirada por David Boyle ficou em 3° lugar

Imagem registrada por Jayesh K. Joshi mostra uma coruja pequena da floresta da Índia
Foto: Dr Jayesh K. Joshi - The World Rarest Birds /Divulgação

Robert Hyman ficou em 5° lugar na categoria "Extinto na natureza ou sob ameaça grave" com sua foto de uma espécie de beija-flor de Honduras
Foto: Robert E. Hyman - The World Rarest Birds /Divulgação

A imagem de uma palila, ave do Havaí que sofre com a competição com outros animais ficou em 6° na categoria "Extintos na natureza ou sob ameaça grave"
Foto: Eric VanderWerf - The World Rarest Birds /Divulgação

Huajin Sou fotografou um grou da Manchúria, 2° lugar na categoria "Pássaros ameaçados". O grou da Manchúria pode medir até 1 m é tem como marca uma "coroa" vermelha na cabeça
Foto: Huajin Sun - The World Rarest Birds /Divulgação

O 3° lugar entre os "Pássaros ameaçados" foi de Daniel Rosengren, com a foto de um beija-flor do Peru
Foto: Daniel Rosengren - The World Rarest Birds /Divulgação

Imagem de dois mergansos, que são patos mergulhadores que apenas se alimentam de peixes
Foto: Martin Hale - The World Rarest Birds /Divulgação

A vencedora na categoria "Aves migratórias sob grave ameaça" foi esta imagem de dois periquitos-de-ventre-laranja da Tasmânia
Foto: David Boyle - The World Rarest Birds /Divulgação

Espécie que só pode ser encontrada no Oriente Médio, o Íbis eremita ficou com o 2° lugar na categoria "Aves migratórias sob ameaça"
Foto: Adam Riley - The World Rarest Birds /Divulgação

Li Quan Min fotografou um íbis-do-Japão voando e venceu a categoria "Pássaros ameaçados"
Foto: Li Quan Min - The World Rarest Birds /Divulgação

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Documentário “Lixo Extraordinário” recebe indicação ao Oscar

26 de janeiro de 2011
Por: Daiane Santana

O documentário brasileiro “Lixo Extraordinário” foi oficialmente indicado ao Oscar da categoria. O filme mostra a vida dos catadores de lixo, do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, o maior aterro sanitário da América Latina e chegou aos cinemas brasileiros na última sexta-feira (21).
Entre os anos de 2007 e 2009 o artista plástico brasileiro Vik Muniz visitou o lixão e, com a ajuda da produtora O2 Filmes, da diretora inglesa Lucy Walker e dos brasileiros João Cardim e Karen Harley, criou o documentário de 99 minutos, já premiado internacionalmente.

Vik Muniz é conhecido por seus trabalhos feitos a partir da reutilização de materiais descartados. Em 2009 ele foi o responsável por fazer as obras apresentadas na abertura da novela global Passione. Em seu trabalho com as telas gigantes ele pôde apresentar também o sofrimento das pessoas que dependem do lixo para sobreviver.

O filme mostra a trajetória do artista durante os dois anos e a sua proposta em utilizar as coisas encontradas no lixão para fazer suas obras de arte. Uma de suas criações, feita durante esse período, foi leiloada em Londres e a verba arrecadada foi destinada a uma cooperativa de lixo existente dentro do aterro, cujos responsáveis são os próprios catadores.

O documentário, que já recebeu 18 prêmios, entre eles o do último Festival Internacional de Berlim, será o único brasileiro presente na edição de 2011 do maior prêmio do cinema mundial. Apesar de ter sido apresentado em ocasiões especiais, foi somente na última semana que ele entrou em cartaz nos cinemas das seguintes cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador.

Confira o trailer do filme:

domingo, 23 de janeiro de 2011

Fantasias: do LIXO ao LUXO








(PINHEIRO-MA) Ecofolião, Carnaval e Turista consciente!



O Instituto Akatu elaborou uma lista muito bacana com dicas para que a folia de Carnaval seja boa para você, pra quem não gosta da festa e, também, para o planeta!!


O carnaval é um período de muita alegria e diversão, mas também de consumo exagerado. O feriado, as viagens e as festas acabam representando um gasto maior de combustível, de eletricidade, de fantasias e, é claro, de bebidas.


Na quarta-feira de cinzas, tudo isso deixa muito mais que saudades, deixa um monte de resíduos e uma conta ambiental alta a ser paga pelo planeta. Por isso, o Insituto Akatu para o Consumo Consciente elaborou 10 dicas para você curtir o carnaval sem descuidar da consciência ambiental e social.

1. Produza menos lixo

Para você ter uma idéia de como o carnaval produz lixo adicional ao usual, só na cidade de Salvador são recolhidas 1.500 toneladas a mais de lixo nos dias 6 dias de festas. Isto gera um alto custo extra de coleta para as prefeituras, pago com recursos públicos que poderiam ser investidos, por exemplo, para maior segurança no próximo carnaval.

2. Jogue o lixo no lixo

No carnaval, o lixo acumulado nas ruas entope os bueiros e aumenta o risco de enchentes. Nas estradas, os detritos jogados nos acostamentos agridem e colocam em risco o meio ambiente e os animais. Portanto, no carnaval, mais do que nunca, jogue o lixo exclusivamente no lixo.

3. Reutilize as fantasias

As fantasias de carnaval são usadas, em geral, apenas por um dia. Portanto, para evitar o desperdício, nada melhor do que reutilizá-las, trocá-las com amigos, reciclá-las.

4. Cuidado com os excessos

O consumo excessivo de bebidas é responsável pela maioria dos acidentes e pelos altos níveis de violência no carnaval. Não passe da conta neste carnaval, consuma bebidas e alimentos com moderação, protegendo a sua saúde e a integridade física de todos.

5. Seja um turista consciente

Se você for viajar no carnaval, procure minimizar os impactos ambientais de sua viagem, respeite os costumes dos lugares visitados, prestigie a cultura e a economia locais.

6. Gaste menos combustível

Prefira transportes com menor consumo de combustível fóssil, o principal responsável pelo aquecimento global. Entre o avião e o carro, prefira o carro. Entre o carro e o ônibus, fique com o último. E aproveite os dias livres para andar de bicicleta e a pé.

7. Tire os equipamentos da tomada

Antes de viajar, não se esqueça de tirar os aparelhos elétricos e eletrônicos da tomada, tais como TV, DVD, microondas e carregador de bateria. O modo "stand-by", que fica acionado quando o aparelho está desligado, mas conectado à rede elétrica pela tomada, é responsável por até 25% da energia consumida por esses equipamentos.

8. Não desperdice água

O carnaval é a época em que muitas cidades, em especial as turísticas, enfrentam sérios problemas de abastecimento de água em função do aumento excessivo de consumo. Portanto, se você já é um consumidor consciente de água, redobre os cuidados no carnaval. Evite as brincadeiras que implicam em desperdício, tome banhos mais curtos, desligue o chuveiro na hora de se ensaboar.

9. Aproveite a cidade vazia

Se sua cidade não for destino de foliões, e se você não for viajar, aproveite a tranqüilidade e o tempo livre em atividades que não custam dinheiro e não consomem recursos naturais: caminhadas, visitas a parques, museus e centros culturais, maior convívio com a família.

10 . Divulgue o consumo consciente

Durante o carnaval, se você presenciar casos de desrespeito aos preceitos que orientam essas dicas do Akatu, não hesite em orientar as pessoas. Sempre que tiver oportunidade, divulgue os princípios do consumo consciente. Contribua para que o carnaval seja cada vez mais uma época de alegria e paz e não de violência e ameaça ao equilíbrio do planeta.

Reportagem publicada no site do Instituto Akatu.

A Engenharia Ambiental e o Futuro do Planeta


A humanidade nunca poluiu tanto a água, o ar e o solo como tem feito agora. Conheça os grandes desafios do futuro e também como a engenharia ambiental pode contribuir para um mundo mais sustentável.

A Importância da Engenharia Ambiental no Mundo Atual

Até agora, o progresso da nossa sociedade trouxe sérios impactos sobre o planeta

As necessidades da sociedade humana de moradia, alimentos e energia desde tempos remotos vem transformando o nosso planeta.

Nos últimos 100 anos em especial, três fatores contruibuiram para acelearar ainda mais este impacto, aumentando os desafios da engenharia ambiental:

* Houve uma explosão populacional: em 1900 a população humana da terra que era de 1.650.000.000 de pessoas, em meados do ano 2000 passou de 6.000.000.000
* O desenvolvimento de novas formas de transporte tais como aviões e automóveis exigiram um aumento gigantesco na demanda de energia do planeta ( principalmente petróleo ), aumentando também a poluição
* Por fim, o aumento médio da qualidade de vida geral, fez com que o consumo mundial ( principalmente nos países ricos ) aumentasse muito, gerando uma quantidade de lixo nunca vista !

É neste cenário que o profissional de engenharia ambiental surge como um profissional cada vez mais importante, buscando sempre prevenir e evitar que o planeta seja ainda mais degradado e poluído.

Hoje em dia já começamos a sentir na pele as consequências dos últimos 100 anos de progresso acelerado e mal-planejado: os desastres naturais estão aumentando cada vez mais, a poluição das grandes cidades está deixando a população cada vez mais doente e a temperatura da terra está subindo.

Muita gente deve estar se perguntando: e será que ainda tem jeito ? Sim, claro que temos jeito !! E grande parte da solução está relacionada a gestão e engenharia ambiental.

O profissional de engenharia ambiental atuando no gerenciamento a emissão de poluição, planejando redes de saneamento, projetando sistemas de gestão e tratamento de lixo e avaliando riscos e compensações ambientais, pode contribuir ativamente para construirmos um planeta cada vez mais sustentável.

Contribuições que a Engenharia Ambiental pode dar para um Planeta mais Sustentável:

A Engenharia Ambiental e o Controle da Poluição da Água

Segundo o IBGE, nesta década, 98% dos municípios Brasileiros já contam com serviços de abastecimento de água potável nas torneiras e 99% já contam com coleta de lixo ( somente coleta, não envolvendo reciclagem ), no entanto, apenas 52% tem uma rede de tratamento de esgoto instalada.


A engenharia ambiental e o desafio da poluição das águas

Isso indica que os profissionais de engenharia ambiental e os governos tem um grande projeto pela frente: projetar e financiar redes de saneamento básico e gestão de recursos hidricos para mais de 2500 cidades e 90 milhões de habitantes.

Quanto mais o esgoto for recolhido e tratado, menos sujeira é jogada em rios e curso dágua, diminuindo a poluição.

A Engenharia Ambiental e o Controle da Poluição do Ar

Após a revolução industrial, o surgimento e uso do plástico em nível global e também devido a popularização dos automóveis a poluição no ar nunca foi tão intensa.

Além de contribuir para o aquecimento global, a poluição do ar também trás doenças para as pessoas e deteriora a qualidade ambiental de um modo geral prejudicando plantas e animais adaptados a condições climáticas melhores.


A Engenharia Ambiental e o Desafio da Poluição do Ar

Para ajudar a conter e acabar com a poluição do ar os profissionais de engenharia ambiental podem atuar estudando novas tecnologias para controle da qualidade do ar, podem atuar junto a indústria projetando fábricas e automóveis mais ecológicos e também ajudando no projeto de usinas de energia limpa que vão substituir tecnologias ancestrais tais como usinas de carvão e petróleo.

A Engenharia Ambiental e o Controle da Poluição do Solo

Com o crescimento descontrolado que as cidades tiveram nas últimas décadas, cada vez mais o solo foi sendo ocupado por asfalto, concreto e os rios foram sendo circulados por ruas, cenário que aumentou muito a quantidade de enchentes, principalmente em grandes metrópoles.

A engenharia ambiental tem no aspecto da poluição do solo outro grande desafio: ajudar no planejamento das cidades para que áreas verdes sejam preservadas e também ajudar a recuperar áreas já destruidas.



A Engenharia Ambiental e o Desafio da Poluição do Solo

Outra questão séria de poluição do solo a ser tratada pela engenharia ambiental no futuro é o lixo: tem se produzido cada vez mais lixo e temos cada vez menos lugares para joga-lo, neste caso só existe uma solução: reciclar !!

Através de um sistema eficiente de reciclagem e através de produtos e embalagens produzidos com materiais mais ecológicos, podemos reduzir drasticamente a quantidade de lixo produzido pelas cidades, tornando o solo cada vez melhor novamente.

A Carreira em Engenharia Ambiental


A principal função do Engenheiro Ambiental é cuidar do controle ambiental das atividades humanas, ajudando a preservar os recursos ambientais tais como a água, o solo, o ar, a vegetação e a fauna. Sempre que um novo empreendimento industrial vai ser instalado, é necessário o trabalho de um trabalho de engenharia ambiental para realizar estudos de impacto ambiental ( buscando minimiza-lo ).

O engenheiro ambiental também atua em projetos de reflorestamento de áreas esgotadas e degradadas, utilizando técnicas de engenharia ambiental e manejo para recuperar o ambiente natural original.

Ciências Biológicas
Engenharia Ambiental – Profissão, Carreira e Informações Gerais

A principal função do Engenheiro Ambiental é cuidar da gestão ambiental das atividades humanas, ajudando a preservar os recursos ambientais. Conheça mais sobre a carreira em Engenharia ambiental.
1
A Carreira em Engenharia Ambiental
Engenharia Ambiental

Habilitação:
Engenheiro Ambiental
Duração do Curso:
5 anos
Area:
Biológicas
Atributos do Profissional:
Organização e Raciocínio Lógico
Salário Médio:
R$ 2512,00

A principal função do Engenheiro Ambiental é cuidar do controle ambiental das atividades humanas, ajudando a preservar os recursos ambientais tais como a água, o solo, o ar, a vegetação e a fauna. Sempre que um novo empreendimento industrial vai ser instalado, é necessário o trabalho de um trabalho de engenharia ambiental para realizar estudos de impacto ambiental ( buscando minimiza-lo ).

O engenheiro ambiental também atua em projetos de reflorestamento de áreas esgotadas e degradadas, utilizando técnicas de engenharia ambiental e manejo para recuperar o ambiente natural original.

Engenharia Ambiental: Progresso e Meio-Ambiente podem sim andar juntos
Grade Básica do Curso de Engenharia Ambiental:

* Monitoramento Ambiental
* Hidráulica
* Cartografia
* Sistemas de Gestão
* Estudo de Solo
* Análise de Impacto Ambiental
* Cálculo
* Desenho Técnico
* Estatística
* Aulas Práticas de Campo

Aspectos Favoráveis da Carreira de Engenharia Ambiental

Com o aumento da preocupação ambiental geral no mundo e endurecimento das leis relativas a Meio Ambiente estão aparecendo boas oportunidades de trabalho para profissionais graduados em Engenharia Ambiental, a recuperação de áreas degradas por atividades indústrias tais como a mineração, também oferece bons empregos.
Aspectos Desfavoráveis da Carreira de Engenharia Ambiental

O aspecto negativo é a competição na área, infelizmente o mercado ainda não está sendo capaz de absorver todos os engenheiros.

Engenharia Ambiental

Habilitação:
Engenheiro Ambiental
Duração do Curso:
5 anos
Area:
Biológicas
Atributos do Profissional:
Organização e Raciocínio Lógico
Salário Médio:
R$ 2512,00

Engenharia Ambiental, Ecodesign e os Produtos do Futuro !


O Ecodesign busca projetar produtos e serviços mais ecológicos para aumentar a sustentabilidade do planeta e diminuir o aqueciemento global. Conheça mais sobre essa nova tendência da Engenharia Ambiental e do Design.

Ecodesign: Produzindo os Produtos do Futuro

Ecodesign: Produzindo produtos melhores para o nosso planeta

O Ecodesign é uma nova tendência que está surgindo dentro do Desenho Industrial e da Engenharia Ambiental.

O principal objetivo do Ecodesign é projetar produtos, ambientes e serviços que sejam mais sustentáveis, aproveitando melhor a tecnologia para produzir itens que não prejudiquem a natureza.

O ecodesign, juntamente com a utilização de usinas de energia limpa ( usinas que não poluam o ar, solo e água ), a agricultura orgânica ( agricultura natural, sem o uso de produtos químicos ), são alguns dos principais pilares do desenvolvimento sustentável.

É importante lembrar que para termos o verdadeiro ecodesign, só obter um produto ecológico não é suficiente, é preciso também que este produto seja produzido por uma indústria limpa, de nada adianta produzir um excelente produto final, mas que durante a sua fabricação produz uma enorme quantidade de poluição.

O Ecodesign é atingido através de três esforços:

* A Engenharia Ambiental contribui realizando estudos para minimizar o impacto ambiental da produção do produto, buscando modos para eliminar, reduzir ou então compensar a poluição gerada na sua fabricação.
* A Engenharia de Produção constribui projetando plantas industriais mais eficientes que consumam menos energia e que aproveitem melhor as matérias primas.
* O Desenho industrial contribui para o ecodesign projetando produtos mais eficientes, que usem menos material e que sejam mais duráveis.

Princípios do Ecodesign

O ecodesign é baseado nos seguintes princípios:
Materiais Ecológicos

Para ser produzir um produto que tenha ecodesign, devem ser usados materiais de baixo impacto ambiental, que não sejam tóxicos ( para as pessoas e nem para o planeta ) e também que possam ser reciclados. De acordo com a engenharia ambiental, quanto menos impacto ambiental e quanto mais reciclagem for possível fazer, menos vamos agredir o planeta.
Uso de Pouca Energia

Segundo os princípios do ecodesign, as fábricas dos produtos também devem ser ecologicamente eficientes, usando a menor quantidade possível de energia para produzir. Além das fábricas usarem pouca energia os produtos também devem ser econômicos. Gastando menos energia, vamos precisar de menos usinas.
Qualidade Avançada

Um produto com ecodesign deve ter uma qualidade avançada: devem durar o maior tempo possível, devem ter peças que sejam facilmente trocadas ( o que evita que ele seja jogado fora facilmente ) e também deve funcionar gerando pouca poluição, nos casos em que o produto polui ( carros por exemplo ).
Alta Reciclagem

Outro princípio muito importante do ecodesign é a alta reciclagem, segundo esta idéia o produto deve poder ser totalmente reciclável, sendo possível fazer essa reciclagem diversas vezes. Se possível, o ideal é criar ciclos infinitos fechados de reciclagem onde um mesmo produto depois de usado sempre vai poder se transformar em outro produto novo. A idéia da alta reciclagem é reduzir ao máximo o lixo no planeta, no futuro só chegando a existir o lixo orgânico no planeta.

A Viabilidade do Ecodesign

Muita gente deve estar se perguntando: ” Mas produzir produtos ecológicos, não iria deixar eles mais caros ? Como o povo iria conseguir comprar esses produtos ? ” na verdade produzir produtos ecológicos, levando em conta os princípios do ecodesign, realmente é mais caro, mas com o tempo eles estão ficando cada vez mais baratos e em pouco tempo vão poder competir de igual para igual com os produtos “tradicionais”.

Como um bom exemplo que o ecodesign pode ser viável no futuro, temos o exemplo das usinas de energia. Levando em conta o preço do Megawatt/hora e também o impacto na natureza segundo a engenharia ambiental, temos a seguinte tabela:
Tipo de Usina Custo de Construção Custo de Operação ( em dolares ) Impacto Ambiental
Usina Hidrelétrica 1 a 1,5 bilhões de dolares 25 a 40 dolares por Megawatt/hora Muito Baixo
Parque de Usinas Eólicas ( vento ) 1,1 a 2,3 bilhões de dolares 45 a 60 dolares por Megawatt/hora Nenhum
Parque de Usinas Solares 2 a 5 bilhões de dolares 40 a 65 dolares por Megawatt/hora Muito Baixo
Termoelétrica a Carvão ( termoelétrica clássica ) 0,8 a 1 bilhão de dolares 50 a 65 dolares por Megawatt/hora Muito Alto
Termoelétrica a Gás ( termoelétrica moderna ) 0,4 a 0,6 bilhões de dolares 50 a 80 dolares por Megawatt/hora Médio
Usina de Fissão Nuclear ( Nuclear clássica ) 3 a 4 bilhões de dolares 60 a 70 dolares por Megawatt/hora Baixo
Usina de Fusão Nuclear ( Nuclear avançada ) ** 350 a 500 bilhões de dolares 1 a 3 dolares por Megawatt/hora Muito Baixo

** A usina de fissão nuclear ainda não existe, estão sendo projetadas, a estimativa é que a primeira seja construida no ano de 2050. Até este ano o preço de construção deve baixar muito.

Como podemos ver na tabela acima, relativa a dados atuais ( década de 2000 ) embora sejam mais caras de construir as usinas eólicas e solares já tem um preço de Megawatt/hora mais baixo de que as antigas usinas de carvão por exemplo.

Atualmente a melhor usina do ponto de vista econômico, de ecodesign e também de engenharia ambiental é a hidrelétrica, a desvantagem é que não existem muitos grandes rios no mundo para que cada país tenha as suas hidrelétricas, por isso usinas de ventos e solares tem se tornado uma ótima opção para os países já que podem ser construidas em quase todo lugar.

Projeto de um reator de fusão nuclear da classe ITER

A melhor opção de ecodesign de usina para o futuro do planeta no caso é a usina de Fusão Nuclear, ela vai produzir uma quantidade gigantesca de energia a um preço super baixo e sem risco de explosão ( como temos nas nucleares clássicas de hoje em dia ).




Outra vantagem é que elas não vão produzir material radiotivo para produção de bombas nucleares ( um grande avanço nos termos da paz também ! ).

No entanto, elas ainda são inviáveis ( muito caras ) e só poderão ser construidas no futuro onde a evolução tecnológica vai possibilitar baixar o preço de construção ( em 2050 o preço já deve ser baixo o suficiente para construir ).