/> Ecológica de Salto: Seu cafezinho é ecoamigável?

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Seu cafezinho é ecoamigável?


Depende de como ele é plantado

Plantações de café levantam preocupações com deflorestamento, degradação do solo, uso de pesticidas e qualidade da água. Mas a planta nem sempre foi perigosa para o ambiente. Antigamente o caƒé era sensível ao sol, e plantado sob a sombra dos dosséis das florestas, onde requeria menos pesticidas, menos água e se misturava ao habitat. Mas o aumento de sua demanda levou a métodos de cultura mais eficientes, e aí o ambiente começou a ficar ameaçado.

O uso de fertilizantes aumenta a produção de café, mas só quando ele é plantado em pleno sol. Ele foi adaptado para isso, e os dosséis que antes proviam sombra foram removidos. Isto levou ao deflorestamento rápido de nações produtoras, grande parte delas nas regiões de florestas tropicais. As plantações a sol aberto têm impacto devastador sobre o ecossistema local. E nestas plantações, há 90% menos espécies de pássaros que naquelas feitas na sombra.

Além do deflorestamento, a produção de café levou à degradação do solo e danos ambientais criados por pesticidas e fertilizantes. As plantações em sol aberto requerem quantidades enormes de substâncias químicas. Na Colômbia, por exemplo, o setor usa cerca de 400 mil toneladas de fertilizantes por ano - e eles também têm efeitos daninhos sobre os agricultores que os usam.

Uma das formas menos ecoamigáveis de plantação de café envolve a limpeza de todas as plantas nas áreas de seu plantio, por vezes com herbicidas tóxicos. Depois de o solo ficar completamente degradado, a plantação é mudada de lugar. Esta migração cria terras arrasadas, com a perda da vida selvagem.

Como ajudar? Compre cafê orgânico, que é um pouco mais caro - é mais barato destruir florestas e plantar sob o sol, com o uso de substâncias químicas. Ou compre café plantado na sombra, que também é mais saudável, diz o Practical Environmentalist.

Foto: Heudes Regis

Nenhum comentário: