/> Ecológica de Salto: SEMA e FUNASA realizam Oficina de Educação em Saude e Meio Ambiente no município de Mirinzal/Ma

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

SEMA e FUNASA realizam Oficina de Educação em Saude e Meio Ambiente no município de Mirinzal/Ma


A Coordenação Regional da Funasa no Maranhão (Core/MA) em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) realizou no período de 03 a 08 de novembro, na comunidade quilombola de Graça de Deus, no município de Mirinzal/MA, a oficina de educação em saúde e ambiental.

O objetivo da Oficina foi compartilhar informações, conhecimentos, dicas e sugestões de práticas saudáveis visando à promoção da saúde e proteção do meio ambiente à comunidade quilombola.

Para Conceição Silva da equipe de educação em saúde, esta oficina é uma continuidade das ações pactuadas na comunidade Graça de Deus. Segundo ela foram trabalhados os conteúdos de educação em saúde, palestras sobre educação ambiental com ênfase no manejo adequado do lixo e o reaproveitamento de materiais recicláveis (plásticos, garrafas pet, etc.).

Eliane Alhadef,Chefe do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) ressaltou a importância da parceria com a Funasa. “A parceria entre órgãos tem sempre um resultado positivo porque permite a integração de abordagens diferentes sobre um mesmo conteúdo”. E acrescentou “trazer ações de educação em saúde e ambiental para as comunidades quilombolas é trazer a identidade delas para política pública, porque são ações discutidas e construídas dentro do espaço sócio cultural em que estão inseridas”.

Para Telma Regina, presidente da Associação dos Quilombolas de Graça de Deus “a família Funasa para a nossa comunidade, é de extrema importância, o que temos hoje agradecemos muito a ela, tanto na implantação do Sistema de abastecimento de água quanto nas melhorias sanitárias domiciliares e mais uma vez vem acrescentar conhecimentos que levaremos para a comunidade e para a nossa saúde”, ressaltou.

Estavam presentes técnicos da Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde (Ascom), técnicos da SEMA, o secretário de meio ambiente de Mirinzal, Ivo Canuto Fonseca e lideranças quilombolas.

No final do evento foi apresentada uma dança de tambor de crioula formado por adolescentes da comunidade, além uma literatura de cordel de autoria do servidor Paulo Roberto Gomes Leite Vieira sobre a oficina.

Fonte: FUNASA

Nenhum comentário: