/> Ecológica de Salto: Seleção dos eventos mais sustentáveis realizados em 2010

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Seleção dos eventos mais sustentáveis realizados em 2010

Secretaria das Relações Exteriores na Vila da Mudança Climática durante a COP16, em Cancún/Foto: COP16

O ano de 2010 contou com alguns eventos em prol da sustentabilidade. Alguns mais ligados às organizações privadas, outros que estimularam a mobilização social por meio de fóruns e espetáculos, e ainda aqueles que tiveram a participação de representantes de instituições governamentais e não governamentais de todo o mundo. Para que você fique por dentro dos eventos realizados em 2010, o EcoD preparou uma seleção.
 

Sustenta2010
 
Como o crescimento econômico pode andar lado a lado com a sustentabilidade nas grandes cidades? O Seminário de Sustentabilidade no Ambiente Urbano, o chamado Sustenta 2010, reuniu 45 entidades para debater questões relacionadas ao tema.
Entre minicursos, palestras e exposições de cases expostos nos quatro dias do evento (de 24 a 27 de agosto), profissionais de empresas, universidades, ONGs e órgãos públicos demonstraram seu conhecimento sobre cidades sustentáveis, prédios verdes, recursos hídricos, resíduos sólidos, energia e qualidade ambiental.
 

Cúpula das Nações Unidas para os ODM
 
A Cúpula das Nações Unidas sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), realizada entre os dias 20 e 23 de setembro, originou um plano de ação global para alcançar as oito metas até o ano de 2015. O documento final, intitulado Cumprindo a promessa: Unidos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelece uma agenda de medidas concretas para que os países alcancem compromissos (http://www.objetivosdomilenio.org.br/) como saúde para mulheres e crianças, educação básica de qualidade para todos e qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.
 

Simpósio Internacional sobre Sustentabilidade
 
Grandes empresas também precisam realizar grandes práticas sustentáveis, seja como ações de marketing social ou campanhas para a preservação de matérias-primas utilizadas em seus produtos. Foi para desenvolver e discutir o trabalho social nas organizações que foi realizado o Simpósio Internacional sobre Sustentabilidade, dos dias 13 e 15 de setembro.
O evento contou com a prensença de representantes de organizações como Petrobras, Braskem, Walmart Brasil, Natura, Odebrecht, e também do então ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o presidente mundial da norma internacional ISO 26000, Jorge Cajazeira.
 

Unomarketing
 
O Seminário Unomarketing foi realizado pela segunda vez em 30 de setembro de 2010. O objetivo principal dessa edição foi ampliar a consciência socioambiental dos profissionais de comunicação e marketing. Para isso, foram discutidos assuntos como responsabilidade social e ética, definição de valores para a comunicação e o conceito de sustentabilidade aplicado sob uma ótica empresarial.
 

Eleições 2010
 
Os preparativos para o maior evento da democracia brasileira começaram bem antes de outubro. Durante o ano de 2010 algumas campanhas foram realizadas para chamar atenção dos cidadãos sobre a importância de uma escolha consciente, como a Lei da Ficha Limpa que foi aprovada para aplicação no mesmo ano da eleição.
Mas todo o trabalho organizado não deve parar por aí, algumas organizações ainda disponibilizam sites com informações sobre os políticos brasileiros eleitos. Fique por dentro do que acontece na política nacional e seja um cidadão consciente.
 

SWU
O movimento Starts With You (Começa com Você, em inglês) realizado em uma fazenda em Itu, São Paulo, culminou em um festival de música e arte que durou três dias (de 9 a 11 de outubro). O grande público jovem pode participar de debates e discussões nos fóruns sobre sustentabilidade realizados no evento, além de conferir shows de atrações musicais nacionais e internacionais.
Mesmo com tanta diversão, a preparação para o festival foi uma das partes mais interessantes do movimento. Quatro meses antes, a organização realizou mobilização em redes sociais, TV, rádio, flash mobs, concursos culturais e ações de guerrilha, tudo isso para promover um mundo mais sustentável.
 

TEDx Amazônia
 
O TEDx Amazônia reuniu mais de 400 pessoas de diversos lugares do mundo em um auditório flutuante a 1 hora de distância de Manaus. As 50 palestrantes que participaram do evento tinham apenas um interesse, mostrar que o ser humano é tão importante quanto um coral marinho.
Realizado entre os dias 7 e 8 de novembro, o ciclo de apresentações de 5 a 15 minutos foi composto por poetas, físicos, educadores, modelos, ativistas, sociólogos e outros profissionais interessados em mostrar a sua visão de sustentabilidade e contribuir com um mundo melhor.
 

COP10 da Biodiversidade
 
A 10ª Conferência das Partes da convenção sobre Diversidade Biológica (COP10) deu origem a um Plano Estratégico composto por 20 objetivos para deter o ritmo alarmante de desaparecimento das espécies terrestres e aquáticas.
Apesar de não agradar a todos os interesses dos participantes com a mesma intensidade, foram aprovados diretrizes importantes para a manutenção da biodiversidade na Terra, como o Protocolo de Acesso e Repartição e a mobilização de recursos financeiros.
A COP10 para Biodiversidade foi realizada em Nagoya, no Japão, de 18 a 29 de novembro.
 

COP16
 
Um dos maiores eventos sustentáveis do ano foi a 16ª Conferência das Partes realizada entre os dias 29 de novembro e 10 de dezembro em Cancún, no México. Mesmo com o objetivo de discutir negociações para o futuro do Protocolo de Kyoto, único documento que estabelece metas para a mitigação do aquecimento global, a COP16 teve um início desacreditado, devido às poucas contribuições que COP15 propiciou em 2009.
 

Ao final das negociações veio a surpresa, a reunião em Cancún originou o “Acordo de Cancún”, com aprovação do Fundo Verde e a extensão do Protocolo de Kyoto para além de 2012

Nenhum comentário: