/> Ecológica de Salto: IBAMA discute em São Luís meios de garantir sustentabilidade

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

IBAMA discute em São Luís meios de garantir sustentabilidade





SÃO LUÍS – O Nordeste é a região que mais cresce no Brasil atualmente. Com a expansão de grandes empreendimentos é também onde mais se cata e se come caranguejo. Por isso, o Nordeste tem sido o centro das atenções do IBAMA. Todos os superintendentes estaduais do instituto da região estão reunidos em São Luís.
A idéia do encontro é elaborar estratégias para solucionar problemas de diversos setores, principalmente os causados pelos atritos, muitas vezes, existentes em um mesmo lugar entre o IBAMA e outros órgãos ligados ao meio ambiente.
Um dos problemas mais graves da região, segundo o IBAMA, é a dificuldade na fiscalização da cata ilegal do caranguejo, já que o Nordeste tem o maior litoral do país.
No fim de semana, uma operação do IBAMA e do batalhão ambiental apreendeu mais de seis mil caranguejos, em Alagoas. Nove pessoas foram autuadas por venderem os crustáceos no período de defeso. Os animais foram levados para o mangue, mas segundo analistas ambientais, somente a metade deles sobreviveria.
O Maranhão é o maior produtor de caranguejo do Nordeste. Sozinho, é responsável por 43% de tudo o que é consumido na região. E isso somado ao potencial das terras e das águas maranhenses para atrair novos empreendimentos já é, por si só, motivo de preocupação.
Devido à expansão dos empreendimentos de exploração de gás e petróleo na região, o IBAMA prevê a criação de uma coordenação geral do setor ainda para este ano em Sergipe.

Nenhum comentário: